Como e quando carregar e como guardar a sua bateria.


By: Daniel Braz

Saiba quais são as melhores condições para carregar e guardar a sua bateria.

As baterias têm características singulares e a seguir você saberá o que fazer com cada tipo de bateria de forma adequada. Devido a semelhanças dentro das várias famílias de baterias, foram listadas, aquelas baseadas em carga de níquel e lítio. Embora cada tipo químico requeira um tratamento preferencial, existem denominadores comuns que afetam a vida de todas as baterias. Estes são:

Carregar uma bateria em locais de temperatura amena é sempre mais benéfico do que em locais de ambiente e clima mais quente. Quando alimentada, mantenha em ambiente de baixa temperatura, como salas com ar condicionado, bem como, quando guardadas, mantenha-a longe de temperaturas elevadas, isso ajuda reduzir a corrosão interna.
     
Evite ciclos longos de recarga. Cada ciclo faz a bateria perder um pouco de sua capacidade. A recarga parcial é melhor do que uma recarga completa. Somente aplicar uma recarga completa para calibrar uma bateria nova ou inteligente para prevenir a "perda de memória", especialmente quando tratar-se de baterias à base de níquel. As de Li-ion tem menos estresse quando estiver operando entre 30 e 80 por cento de sua capacidade,  estas precisam de uma carga total antes do uso. A partir do momento que a bateria do dispositivo estiver completamente cheia, o aparelho vai parar de “puxar” energia, por isso não prejudicará a bateria do celular. Isso vale também para laptops.     



Evite abusos. Assim como uma máquina que é exposta ao trabalho extenuante, uma bateria se desgasta mais rapidamente se recarregada a cem por cento de sua capacidade ao invez de uma recarga moderada. Prefira baterias que usem células que são otimizadas quando carregadas, as de NiCD e NiMH, estas precisam de cargas que variam de 14 a 16h antes do uso inicial e melhoram com o tempo. Atualmente, as baterias são de polímero de íon de lítio, ou seja, dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Sendo assim, o usuário pode ligar o equipamento na tomada quando quiser, sem precisar usar a energia do aparelho móvel até o final ou retirar da tomada sem completar 100% de carga.
     
Evite os carregadores ultrarrápidos. A maioria das baterias de Li-ion preferem recargas convencionais, saiba qual é a sua olhando o rótulo da bateria. As células de Li-ion são mais delicadas do que as células de NiCD, que podem fazer uso de carregadores ultra rápidos, sem comprometer a sua durabilidade.
     
Armazene baterias de Li-ion com carga parcial e em lugar de temperatura amena. Não existe combinação pior do que alta tensão e temperaturas elevadas. Recarregue baterias de Li-ion em 50 por cento de sua carga quando for grudá-las por muito tempo.
     
Uso extenuante das baterias nem sempre podem ser evitados o que ocasiona um inevitável desgaste, mesmo em condições perfeitas. Enquanto as especificações de desempenho forem baseados em uma bateria nova, saiba que tais condições sempre serão temporárias. Uma bateria se comporta como um organismo vivo que envelhece e com o tempo a maioria das baterias continuam operando com menos de 100 por cento de sua capacidade. Especialistas dizem que é interessante deixar o celular um tempo desligado ao menos uma vez por semana. A dica é fazer isto enquanto dorme ou durante algum momento do dia em que você vai estar ocupado.

A capacidade de desempenho aceitável de uma bateria considerada nova é entre 80 a 100 por cento. Sua substituição vai depender da economia de uso. Quando possível utilize seus dispositivos apenas no cabo de força. Abaixo de 40 por cento de autonomia, já é recomendável a sua substituição. Para o usuário comum pode ser apenas um ligeiro contratempo, mas para uso em grande escala, como por exemplo na indústria, uma bateria com falhas pode trazer consequências gravíssimas.


Comentários