Lançamento do IPAD2 em San Francisco.

Por: Daniel Braz

A empresa demonstrou que a máquina possui um processador mais rápido, os gráficos melhoraram, foi colocada webcan tanto na frente como na parte de trás do tablet, falha corrigida da versão anterior e que foi alvo de severas críticas por parte dos usuários.

A Apple lidera a indústria em vendas de tablets, mas está começando a enfrentar o peso da concorrência de rivais como a HP e Samsung. O evento foi organizado pelo CEO da Apple, Steve Jobs, que esteve em licença médica desde janeiro. Tinha sido amplamente especulado que ele não iria aparecer no palco, devido à sua saúde. Jobs foi diagnosticado com câncer no pâncreas em 2004.

Falando em palco, ele disse: "Trabalhamos duro neste projeto por um bom tempo e eu não queria perder o lançamento de hoje por nada."

A chegada de Jobs para a apresentação, causou uma sensação, tendo em vista que até então, estava afastado do trabalho em licença médica, foi a maior surpresa de um lançamento já feito pela Apple, visto que os rumores de sua substituição haviam dominado os bastidores nas últimas semanas.



Até Setembro de 2010, as vendas de iPads da Apple representavam 95% das vendas de tablets, de acordo com a análises e pesquisas da empresa. Até o final de 2010, essa cifra havia caído para 75%, segundo dados dos Analistas de Estratégia.

A perda de participação foi baixa, se considerarmos a chegada de dezenas de dispositivos tablets de outras fabricantes, principalmente os baseados no Android do Google, de código aberto, inundaram o mercado. Outras plataformas também começaram a aparecer, inclusive com o Windows 7 da Microsoft e o webOS da HP.

Analistas da Ovum Adam Leach previram uma corrida de dois cavalos no mercado de tablets ao longo do próximo ano. "O domínio da plataforma da Apple e do Google vai continuar até 2011 e além", disse Leach.

"No entanto, dispositivos baseados na plataforma do Google alcançarão aqueles baseados na plataforma da Apple até 2015, quando previsões apontam percentuais em torno de 36% e 35%, respectivamente, segundo indicações do Market Share", acrescentou.

Processador mais rápido

CEO da Apple, Steve Jobs e o vice-presidente de software Scott Forstall apresentaram o IPAD2 como sendo mais fino, terá 8,8 milímetros de espessura, mais leve, pesará 580 gramas, e mais rápido que seu antecessor, estará equipado com um novo processador com dois núcleos, batizado de A5, alega-se que oferecerá o dobro da potência de processamento do IPAD original.

IPAD 2 chegará às lojas nos EUA no dia 11 de março, seguido por 26 outros países, incluindo o Brasil.

Nos Estados Unidos, os preços permanecerão os mesmos do IPAD 1, entre US $ 499 (£ 305) e US $ 826 (£ 505). Outros países também esperam vender seus modelos pelo preço de lançamento do IPAD1, aqui deve ficar em torno de R$ 1.600,00 a R$ 1.800,00, dependendo da configuração.

O Analista da CCS Insight, Ben Wood, disse que o lançamento seria uma preocupação para outros fabricantes: "Os caras estão se esforçando para corresponder ao mesmo preço do IPAD, e se quiserem vencer no mercado de tablet sem ser a Aplle, tem que manter um preço mais competitivo".

15 milhões - número de iPads vendidos desde 2010 (fonte: Apple)

75% - Participação da Apple no mercado de tablet em dezembro de 2010 (fonte: Strategy Analytics)

64.000.000 - Número de vendas globais previstas de computadores tablet em 2011 (fonte: Gartner)

82 - Número de novos modelos de tablets lançados na Consumer Electronics Show em 2011 (Fonte: CCS Insight)

Juntamente com o hardware atualizado, a Apple lançou várias novas aplicações para o IPAD2, incluindo o pacote de edição de vídeo iMovie, e o programa de edição de música, Garage Band.

No entanto, de acordo com James Holland, editor da Electricpig.co.uk, a empresa ainda tem um longo caminho a percorrer no que diz respeito ao refino de software para plataforma tablet.

"O Android ainda está à frente neste quesito, é que eles têm melhorado algumas das questões de interface, como notificações - quando o IPAD quer lhe dar algun aviso ocupa toda a tela e enquanto você não desativar o aviso não consegue terminar o que estava fazendo", disse ele.


"A Apple precisa jogar pesado, porque é o posicionamento do IPAD como um dispositivo, que o consolidará como substituto da era pós-PC.

"Na fase em que está, remonta levemente a era de desenvolvimento dos PC's, pois só te permite fazer uma coisa de cada vez", disse Holland.


Fonte: BBC



Comentários