PAI DO NETSCAPE CRIA NOVO NAVEGADOR


Por: Daniel Braz

A princípio o nome é meio esquisito, chama-se ”Rockmelt”, Desenvolvido por Marc Andeesen (foto ao lado), na verdade co-fundador do saudoso Netscape. Ainda em estágio de desenvolvimento o Rockmelt, promete trazer novidades, sobretudo para os adeptos das redes sociais como Twitter e Facebook e também sites de busca e funções especiais para seus links favoritos.

Lembro-me como se fosse ontem quando fiz a primeira assinatura via linha discada e recebi o kit de instalação contendo dois disquetes com o Navegador de internet Netscape 2.0 que reinou absoluto na década de 90 antes da chegada ao mercado do Internet Explorer, chegou a deter 90% do mercado, derrubado pela Microssoft, não resistiu a entrada do Firefox, Opera e Safari por volta de 2003, sendo vendido para a gigante americana AOL. Vale lembrar que o FIREFOX foi construído baseado no motor de busca Geko do Netscape, ou seja, uma evolução do falecido Netscape.

Segundo Marc Andreessen, hoje financista do Vale do Silício, em entrevista concedida ao The New York Times, o grande diferencial de seu novo navegador será acompanhar o ritmo da evolução na web recomeçando do zero enquanto os rivais tentam se adaptar as novas transformações criadas por sites e novos aplicativos que surgem na internet.

RockMelt, na verdade é uma Start-Up que está construindo o navegador, mas já existe até um site com uma logomarca que sugere ser a do futuro navegador onde os usuários podem cadastrar-se para receber notícias sobre a evolução do projeto.




As mudanças são óbvias na parte de integração com o Facebook, principalmente, tem uma interface batante similar a do Crome.

No painel esquerdo, ficam os principais amigos do usuário, onde ele pode conversar, ver as atualizações e compartilhar conteúdos. No painel direito, ficam botões para atualizações do próprio Facebook, do Twitter, de feeds de RSS e contas de e-mail, tornando a sua utilização social quase completa.

Além disso, sua caixa de busca utiliza um menu drop down para mostrar os resultados, poupando tempo para o carregamento de páginas de busca.


Esperemos que o novo Navegador decole e não caia no esquecimento como seu irmão famoso o Netscape que sucumbiu na “Primeira Guerra dos Navegadores” como os mais informados preferem chamar o maior fracasso já visto na história do Market Share que um produto revolucionário e pioneiro já teve, devido a práticas, digamos, não muito convencionais adotadas pela Microsoft quando resolveu entrar no mercado de Navegadores de Internet, deveria inclusive, ser tema de estudo de casos em faculdades de Marketing.

Abaixo coloco o vídeo de demonstração do Navegador, para fazer o download é necessário cadastrar seu perfil do Facebook no site.





FonteThe Guardian e Slashdot.com.

Comentários