Por: Daniel Braz
E aconteceu novamente, um novo padrão que revolucionará a internet, os dispositivos de armazenamento e a forma como você irá lidar com toda essa inovação.
Na semana passada a Google anunciou um novo formato de compressão de imagens chamado de WebP, que irá competir diretamente com o JPEG utilizado hoje, como padrão mundial de compressão de imagens na internet, na sua máquina fotográfica digital e no seu celular.
Segundo a Google esse novo padrão poderá reduzir uma imagem no padrão JPEG, em até 40% sem perda perceptível de qualidade. Foi o que fez há um tempo o padrão JPEG com o BMP, uma única foto no padrão BMP com 2MB de tamanho podia ser reduzida para 200KB no padrão JPEG, sem perda “aparente” de qualidade, somente se você der um zoom, irá perceber as imperfeições.
O novo formato WebP, utiliza técnicas de compressão do CODEC de vídeo VP8 possibilitando um tempo de carregamento bem menor para imagens, pois segundo a Google, 65% dos dados na WEB são compostos por fotos, a ideia segundo eles é tornar a Internet mais leve e rápida, sem perda de qualidade visual e ainda ajudar a dar força na redução de banda utilizada na internet.
A Google já preparou todo um arsenal de ferramentas de conversão para o novo formato, como também um catálogo para que as pessoas possam comparar a capacidade de compressão do formato WebP com o JPEG, é praticamente imperceptível diferenciar uma da outra a olho nú.
Sabe-se que o atual padrão de compressão como o JPEG já tem mais de 10 anos, já era hora de alguém inventar algo novo e revolucionário que afetará não somente o modo como acessamos a internet, como também a forma como armazenamos nossas fotos, preparem-se, pois se o padrão realmente pegar, o que acredito que vai acontecer brevemente você será levado a fazer um upgrade de seus mais queridos acessórios tais como: maquina digital e telefones celulares que já trabalhem no novo formato sem que você tenha que convertê-los.
Mas por outro lado, se os grandes fabricantes não derem a mínima importância para o formato, dificilmente ele se tornará popular como foi o caso do padrão JPEG2000, lembram?
Fonte: google.com.br/noticias
Comentários
Postar um comentário