NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA!

Por: Daniel Braz

Quando Steve Jobs foi convidado a fazer uma vizitar a XEROX EM 1985, em seu famoso laboratório de pesquisa em Palo Alto, o PARC, eles mostraram a Steve três coisas que por ele ter ficado tão impressionado com a primeira não deu atenção as outras duas de tão maravilhado que ficara com o conceito. A terceira coisa que mostrarão a Steve foi um programa de orientação a objeto, que viria a ser utilizado para controlar o mouse, a segunda coisa foram cerca de 100 computadores conectados usando e-mail, mas a primeira e, que deixou Steve mais impressionado foi um computador protótipo utilizando interface gráfica, que mais tarde viria a revolucionar a forma como as pessoas interagiam com computadores o que acabou tornando-se o primeiro sistema operacional gráfico da Apple o MAC OS, que por sua vez seria copiado pela Microsoft na época em que só tinha o DOS e logo quando acabara a colaboração com o seu parceiro de 10 anos a IBM, Bill Gates fora chamado por Steve para criar aplicativos para a nova joia da coroa da Apple o Mac OS, foi então que o conceito de Interface Gráfica havia maravilhado também o oportunista Bill, que teve a ousadia de copiar o conceito do Mac OS, para o seu novo sistema de interface gráfica, o Windows, o que rendeu uma batalha judicial de 5 anos, que acredite, a Microsoft saiu vitoriosa (vejam trecho do documentário, "O TRIUNFO DOS NERDS", 1996, ABAIXO).


Parece que agora chegou à vez da Google fazer o que a Apple fez com a Xerox (quando copiou o seu conceito de interface gráfica) que por sua vez foi vitimada pela Microsoft (quando desenvolveu o Windows a partir do MacOs, da Apple,).

A ação foi apresentada em um tribunal de Boston, nos EUA, pela Skyhook Wireless, uma empresa do setor de geolocalização. De acordo com a Skyhook a Google teria violado não uma, mas quatro de suas patentes que permitem descobrir a localização de um telefone móvel em qualquer lugar do globo, bastando para isso, que esteja próximo a uma rede sem fio.

E não é só isso, além de ser acusada de roubar as joias da coroa da Skyhook, a Google ainda tentou passar a perna na rival assediando um de seus maiores clientes a Motorola, esta outra ação encontra-se impetrada em um tribunal no estado americano de Massachusetts.

O pior não é isso, para se vingar a Skyhook está ameaçando revogar direitos de todos os fabricantes de celulares com quem mantem negócios para não utilizar o Android (Sistema desenvolvido pela Google, para dispositivos móveis) em celulares que utilizam o software desenvolvido pela Skyhook, em contrapartida a Google ameaça fazer o mesmo.

Essa historia como já disse no começo com o exemplo da Apple, Xerox e Microsoft, não é nova e vai continuar a se repetir sempre no mundo capitalista selvagem das grandes corporações de tecnologia. Ocorre que, quando uma empresa desenvolve aplicativos para uma determinada plataforma como um celular que roda o Sistema Android da Google é necessário que esta empresa conheça o sistema da outra, nada mais natural do que ela copiar algo para uso próprio, que foi o que a Skyhook fez, quando a Google fez o mesmo, aí o calo doeu, pois a Google também trocou informações com a Skyhook de modo a adaptar o seu sistema Android para softwares da ex-parceira. É pura crocodilagem!




Trecho do documentário "O Triunfo dos Nerds", 1996

Comentários